Site do KadettClube: Mais limpo, acessível, flexível, dinâmico e moderno!

mobile-first-responsive-design

Entenda como um site bem construído e com técnicas modernas é um grande sinal de cuidado e respeito com os leitores, proporcionando excelente visualização e navegação, adaptando-se automaticamente a qualquer dispositivo (computadores, smartphones, tablets, etc..).

Antes de qualquer explicação mais técnica, observe como a página principal é apresentada em:

Notebook ou computador:
Repare que vc tem o padrão, um logotipo no alto e um menu logo abaixo.
Porém mais abaixo, já é possível ver um “slider” onde os destaques são apresentados.
A área abaixo do slider é dinâmica, com o conteúdo mais recente e ao lado com os dados mais recentes das redes sociais interligadas.

Smartphone ou tablet:
Temos um logo superior, abaixo um campo de buscas.
O slider é reduzido para poupar espaço e o menu é similar à de um aplicativo com a finalidade de tornar a navegação por telas de toque muito mais amigável e fácil.

Faça uns testes, compare as diferenças entre os dispositivos e verá o cuidado que tivemos em elaborar esse site.

Além de todo esse âmbito visual, temos também por trás um poderoso sistema CMS (mais abaixo explico o que é) que permite que qualquer um dos responsáveis por atualizar o site operem um sistema simples de publicação, fácil e semelhante ao conhecido e redes sociais, ou seja, digitamos numa área de postagem, colamos textos, arrastamos fotos pra ele, etc..
Tudo muito simples com a finalidade de tornar mais fácil e rápido publicar conteúdo.

 

Agora, se quiserem saber mais dessas técnicas, o texto a seguir aprofunda um pouco mais.

O novo site do KadettClube entra de vez na última tendência em Design e Desenvolvimento WEB, o “Responsive Web Design (1)” aliado à interatividade de “múltiplos autores e editores de conteúdo (2) e também o uso de uma plataforma CMS (2)”.

O mundo Mobile cresce como nunca. Vende-se mais smartphones e tablets que computadores. A banda larga móvel cresce quase na mesma proporção. Web não é mais sinônimo de desktops e notebooks. Novos meios de acesso, novos usuários, novos hábitos… como oferecer uma boa experiência na nova Web?

(1) Responsive Web Design
Para entender melhor o conceito, uma curta história:
No ínicio da internet aberta os sites eram desenvolvidos unicamente para micro computadores (desktops e notebooks).
Poucos anos depois a internet pela rede celular começava a engatinhar, porém quase todos os sites “comuns” não podiam ser acessados (ou não funcionavam corretamente) nos telefones e, quando os telefones proviam acesso para computadores (usados como modem), a velocidade não permitia a “abertura” do site.
Nessa época, para que um site pudesse ser acessado tanto por computadores, quanto por celulares, era necessário desenvolver um site específico para cada dispositivo, sendo o site para celulares uma versão extremamente simplificada e desprovida de recursos.
Inúmeros avanços ocorreram, como aumento da velocidade das redes celulares, maior poder de processamento e cores nos telefones e, com a chegada do iPhone, o acesso à internet em dispositivos móveis chegou muito próxima ao dos computadores.
Mais avanços trouxeram os tablets, o Android e diversos tamanhos e resoluções de telas.
Com toda essa diversificação de dispositivos, telas, sistemas, navegadores, etc… e com incrível poder de processamento e resolução, os sites não ficaram mais restritos em recursos apenas para computadores, é possível acessar um site de uma TV e até de uma geladeira.

Então, como os sites deveriam ser desenvolvidos hoje?
Uma versão para cada resolução e tamanho de tela? Para que o site seja devidamente visualizado e confortavelmente utilizado em cada aparelho?
Não. Isso seria impraticável, caro e demoradíssimo devido à quantidade de dispositivos hoje.
A resposta é Responsive Web Design.

O termo tem sido traduzido por aqui como webdesign responsivo (ou design responsivo para internet) e significa o desenvolvimento de um único site (ou melhor, sistema) flexível que ofereça excelentes experiências de uso em qualquer plataforma, como SmatPhones, Tablets, Celulares, TVs, Video Games, além de outros equipamento com acesso à internet e, claro, Desktops e Notebooks, com diferentes sistemas operacionais, como iOS, Windows, Android e Linux e, também com os diversos navegadores disponíveis, como Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari, Opera, etc…

No fundo e resumindo muito, o objetivo é entregar a melhor experiência para o visitante, obrigatoriamente, entregar o conteúdo do site da melhor forma possível, tanto visual quanto usual, seja acessando de uma SmartTV, de um PC antigo ou até de uma geladeira!

Resultado de tudo isso? O site do KadettClube está customizado para:
Mobile – Dispositivos móveis como SmartPhones, Tablets…
PCs – Notebooks, Desktops…
Games – PS3, XBox…
SmartTVs – Tvs com acesso à internet e alta resolução.

O site do KadettClube pode ser acessado por diversos equipamentos e, em cada um deles a aparência do site mudará levemente, como também a disposição e funcionamento de menus e opções, tudo pensado em de que forma o sistema ficará melhor no dispositivo utilizado.
Exemplos simples:
Em um PC o site deve ocupar quase toda a tela, tem que ser fácil clicar em um menu ou em uma foto…
Em um tablet o site deve falicitar o toque no menu sem esbarrar em outro ao lado…
Em um smartphone, que tem a tela menor, é dispensável ter as barras e quadros laterais ao conteúdo, é melhor tem um bom e intuitivo menu aliado a ajustes automáticos de tamanho de fonte (letra) e tamanhos de imagens.
Para quem leu até aqui, a imagem no começo desse texto explica mais do que essas mil palavras, não é?

Não aprofundarei mais tecnicamente no assunto, pois isso já ficou entediante para quem não gosta da área de desenvimento web, caso o leitor tenha interesse nessa técnica de desenvolvimento e design, é só pesquisar pelo termo “Responsive Web Design” no Google.

 

(2) Múltiplos autores e editores
Uma tendência não tão nova, mas que cresce muito a cada dia, surgiu com os sites de notícias, se popularizou com as ferramentas de Blog e expandiu muito com a idéia das redes sociais.
Até pouco tempo, um site era uma página relativamente “estática” na internet, pouco se alterava em seu conteúdo e com pouca frequência.
Depois vieram os sites de notícias, cada vez mais rapidamente atualizados pelos seus autores, forçando o desenvolvimento de sistemas complexos, porém intuitivos no uso e mais ágeis.
Com o advento dos Blogs, um novo tipo de  “página” foi criada, muito dinâmica, que pode ter seu conteúdo alterado inúmeras vezes e por diversos editores e autores.
O conceito de CMS (Content Management System, ou em bom português, Sistema Gerenciador de Conteúdo) se fortaleceu.
Imagine um CMS como um esqueleto de um web site, necessitando apenas que você preencha este esqueleto com conteúdo (texto, imagens, vídeos, fotos…), que é a informação que você deseja compartilhar.
Imaginem um jornal ou qualquer outra página medianamente complexa. Principalmente aquelas que têm que ser atualizadas diariamente ou várias vezes por dia, onde as pessoas que editam a informação não têm conhecimentos de informática. A estes redatores se tem que facilitar o trabalho mediante uma ferramenta que lhes permita subir informações à web e classificá-las para que apareçam no lugar correto. É claro que estas pessoas não devem se preocupar com o código da página nem as particularidades de programação da plataforma onde estiver hospedada na web. Eles só devem se concentrar em escrever as notícias, ou qualquer tipo de conteúdos e logo publicá-las na página por um sistema intuitivo e rápido. Uma vez publicadas e classificadas, as informações devem aparecer na página do site automaticamente, onde o editor definiu.

E é com um dos melhores sistemas CMS, se não for o melhor, que o novo site do KadettClube foi concebido.

Com essa nova ferramenta trabalhando por trás do site e facilitando a vida, teremos vários “autores e editores” (nós mesmos amantes do Kadett) publicando facilmente muito conteúdo no site.
Ou seja, o conteúdo do site não estará mais restrito as atualizações de uma ou duas pessoas…. várias pessoas poderão e irão incluir muito material aqui!

E quem ganha com isso? Você!

Você é amante do Kadett? Participa do KadettClube? Quer incluir material aqui? Entre em contato com a gente!

A todos que conseguiram ler esse texto até o final, muito obrigado!

Espero que esse novo site, que me consumiu um tempo enorme, seja muito agradável, útil e divertido para todos!
E que principalmente, mantenha vivo o KadettClube e a história do Kadett!

Abraços…

Menu