Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
How-To - Trocando o retentor do trambulador 
Autor Mensagem
Usuário Avançado
Usuário Avançado
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Jun 2010, 19:11
Mensagens: 42
Localização: Rio de Janeiro - Penha
Mensagem How-To - Trocando o retentor do trambulador
Trocando o retentor do trambulador

O retentor do trambulador quando danificado, ocasiona vazamento de óleo da caixa de marcha pelo eixo do trambulador, criando um aspecto “melecado” por causa da areia que se mistura com óleo e o principal, a perda de óleo.



O processo de troca é trabalhoso mas não exige nenhum ajuste ou qualificação técnica, somente ferramental.

Material necessário:

• Retentor nº 90182169
• Junta nº 90470663

A primeira etapa é remover o pino que liga o trambulador á alavanca intermediária. Esse pino possui na sua parte inferior uma trava. Apertando essa trava com uma chave de fenda pequena e puxando-o para cima, ele sai sem dificuldades (Devemos sempre trabalhar com a alavanca de marchas na posição neutra do início ao fim do processo).

Foto da trava do pino:



Removido o pino, agora temos que remover os quatro parafusos que fixam a tampa do controle de mudanças com uma catraca e soquete 12mm.

Removidos os parafusos e a tampa do controle de mudanças, temos a seguinte visão:



Tampa do controle de mudanças removida:



Agora com a tampa do controle de mudanças em uma superfície firme, vamos começar o processo de desmontagem do mecanismo para troca do retentor. A primeira tarefa é remover o bujão de ventilação com uma chave 17mm como na foto abaixo:



Com o auxílio de um saca-pino e martelo, vamos remover o pino que trava o terminal esférico ao eixo do trambulador. Deve-se tomar atenção de se posicionar o eixo de forma que o pino possa ter espaço abaixo dele durante sua remoção.



Abaixo, pino e eixo removidos:



Como opcional, podemos remover também o mecanismo abaixo para limpeza.


Para sua remoção, basta retirar o anel de freno localizado na cabeça do eixo, puxando a mola para baixo e removendo com alicate apropriado.



O retentor danificado deve ser removido com o auxílio de uma chave de fenda e ele deve ser empurrado para fora através de um orifício pequeno como pode ser visto na foto abaixo:



Com o conjunto desmontado e retentor removido, podemos lavar todas as peças com Thinner para remover todas as impurezas, ficando como na foto abaixo:



Para instalar o retentor novo, devemos lubrificar a cavidade e retentor com vaselina ou silicone de forma a facilitar seu encaixe na sede. Não devemos usar graxa nem qualquer tipo de adesivo porque o retentor já entra com bastante pressão e qualquer um desses componentes poderia agredir a borracha dele.
Retentor instalado na sede:



Agora devemos remontar todo conjunto na ordem inversa a desmontagem como nas fotos abaixo:



Agora vem a parte de passar o eixo do trambulador pelo retentor novo. Primeiramente devemos nos certificar que o eixo está bem lisinho e que não há nenhuma rebarba que possa danificar o retentor. Conferido o eixo, devemos com uma fita fina (durex ou isolante) passar uma camada sobre o buraco onde vai o pino de fixação para que dessa forma não haja a possibilidade de se danificar o retentor. Devemos lubrificar bem o eixo e retentor com silicone ou vaselina durante sua penetração. Uma vez tendo-se passado pelo retentor, removemos a fita protetora e alinhamos o eixo ao terminal esférico como na foto abaixo:



Com um martelo pequeno, instalamos o pino como na foto abaixo:



E para finalizar, instalamos o bujão de ventilação com um pouco de veda juntas. Abaixo o conjunto limpo e montado:



A instalação no carro se faz com o trambulador na posição neutra porque e remoção foi feita na mesma posição neutra. Instalamos a junta nova e acomodamos a tampa do controle de mudanças na caixa de marcha.

Junta nova:



Tampa do controle de mudanças apontada na posição:



Fixamos os quatro parafusos que foram removidos no início do processo e instalamos o pino que liga o trambulador á alavanca intermediária.

Abaixo, serviço concluído. O sistema irá se auto lubrificar quando o carro estiver em movimento.



O processo todo levou 4h de serviço porque desmontei tudo para limpeza e porque foi a primeira vez que fiz esse serviço. Se fosse somente a troca do retentor, acredito que levaria cerca de 2h.

Abs e boa sorte aos interessados.


26 Jun 2010, 23:45
Perfil
Usuário Avançado
Usuário Avançado

Registrado em: 31 Out 2009, 12:23
Mensagens: 86
Localização: Itaquaquecetuba - SP
Cidade: Itaquaquecetuba
Bairro: Jd. Miray
Estado (UF): SP
País: Brasil
Modelo: Kadett GL 1.8 EFI Gasolina
Ano/Modelo: 96/96
Mensagem Re: How-To - Trocando o retentor do trambulador
Deixo aqui resposta por todos os topicos aberto excelentes muito elaborado seus trabalhos parabens.

Ramos
kadettClube Brasil


27 Jun 2010, 20:08
Perfil Visitar website do usuário
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Nov 2009, 00:21
Mensagens: 233
Cidade: São Paulo
Bairro: Tatuapé
Estado (UF): SP
País: Brasil
Modelo: Kadett GSI 2.0 MPFI Gasolina
Ano/Modelo: 94/95
Mensagem Re: How-To - Trocando o retentor do trambulador
Excelente!
Dificilmente um Kadett, Corsa, Vectra.... todos que usam essa mesma concepção de câmbio, não tem vazamentos nesse lugar.

Abraços...


06 Jul 2010, 15:56
Perfil
Usuário Avançado
Usuário Avançado

Registrado em: 22 Nov 2011, 11:04
Mensagens: 9
Cidade: brasilia
Bairro: brasilia
Estado (UF): df
País: brazil
Modelo: Kadett Sport 2.0 EFI Gasolina
Ano/Modelo: 95/95
Mensagem Re: How-To - Trocando o retentor do trambulador
Senhores do conselho...
Já que vou trocar o retentor, na hora de efetuar a troca da alavanca acionadora (liame), vou precisar passar pelo martírio de regular o trambulador ou só de colocar no ponto morto já evita todo esse suplicio?

ps: troféu pá de ouro pra mim!


06 Jul 2012, 20:32
Perfil
Usuário Avançado
Usuário Avançado
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Jun 2010, 19:11
Mensagens: 42
Localização: Rio de Janeiro - Penha
Mensagem Re: How-To - Trocando o retentor do trambulador
rhazahrd escreveu:
Senhores do conselho...
Já que vou trocar o retentor, na hora de efetuar a troca da alavanca acionadora (liame), vou precisar passar pelo martírio de regular o trambulador ou só de colocar no ponto morto já evita todo esse suplicio?

ps: troféu pá de ouro pra mim!


Olá, quando vc troca o retentor, vc não precisa mexer na regulagem do liame, vc retira somente o pino de trava e leva a peça inteira para bancada. A parte onde fica a regulagem do liame, permanece no carro aparafusada ao eixo da alavanca de marcha que entra no carro. Vlw...


07 Jul 2012, 00:58
Perfil
Usuário Avançado
Usuário Avançado

Registrado em: 22 Nov 2011, 11:04
Mensagens: 9
Cidade: brasilia
Bairro: brasilia
Estado (UF): df
País: brazil
Modelo: Kadett Sport 2.0 EFI Gasolina
Ano/Modelo: 95/95
Mensagem Re: How-To - Trocando o retentor do trambulador
Viper escreveu:
rhazahrd escreveu:
Senhores do conselho...
Já que vou trocar o retentor, na hora de efetuar a troca da alavanca acionadora (liame), vou precisar passar pelo martírio de regular o trambulador ou só de colocar no ponto morto já evita todo esse suplicio?

ps: troféu pá de ouro pra mim!


Olá, quando vc troca o retentor, vc não precisa mexer na regulagem do liame, vc retira somente o pino de trava e leva a peça inteira para bancada. A parte onde fica a regulagem do liame, permanece no carro aparafusada ao eixo da alavanca de marcha que entra no carro. Vlw...


Desculpa, eu não me fiz ser compreendido corretamente.
Se há um problema no retentor, há a possibilidade do meu liame ter algum arranhado ou avaria e possivelmente estragar qualquer outro retentor que por ventura eu trocar. A pergunta é: Se eu realmente precisar fazer a troca do liame, ao trocar eu preciso fazer a regulagem? (não creio que substituir só a parte do liame que vai no trambulador seja uma opção boa, já que pode haver diferença entre a peça original e a peça similar que comprei)
PS: descobri agora que o meu problema de estourar precocemente a bucha da balança é devido ao oleo que vaza do cambio e contamina a borracha...que burro, dá zero pra mim.


07 Jul 2012, 17:10
Perfil
Usuário Avançado
Usuário Avançado
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Jun 2010, 19:11
Mensagens: 42
Localização: Rio de Janeiro - Penha
Mensagem Re: How-To - Trocando o retentor do trambulador
rhazahrd escreveu:
Viper escreveu:
rhazahrd escreveu:
Senhores do conselho...
Já que vou trocar o retentor, na hora de efetuar a troca da alavanca acionadora (liame), vou precisar passar pelo martírio de regular o trambulador ou só de colocar no ponto morto já evita todo esse suplicio?

ps: troféu pá de ouro pra mim!


Olá, quando vc troca o retentor, vc não precisa mexer na regulagem do liame, vc retira somente o pino de trava e leva a peça inteira para bancada. A parte onde fica a regulagem do liame, permanece no carro aparafusada ao eixo da alavanca de marcha que entra no carro. Vlw...


Desculpa, eu não me fiz ser compreendido corretamente.
Se há um problema no retentor, há a possibilidade do meu liame ter algum arranhado ou avaria e possivelmente estragar qualquer outro retentor que por ventura eu trocar. A pergunta é: Se eu realmente precisar fazer a troca do liame, ao trocar eu preciso fazer a regulagem? (não creio que substituir só a parte do liame que vai no trambulador seja uma opção boa, já que pode haver diferença entre a peça original e a peça similar que comprei)
PS: descobri agora que o meu problema de estourar precocemente a bucha da balança é devido ao oleo que vaza do cambio e contamina a borracha...que burro, dá zero pra mim.



Olá, no meu caso, a liame estava OK e só precisei dar uma polida nele com uma lixa 1200. Acho que em 90% dos casos é desgaste do retentor mesmo, pq para danificar o liame, só com alguma porrada. Quando vc remover o liame, compara com o novo e caso as medidas sejam as mesmas, instala o novo. Qnd eu tiver um tempo sobrando eu vou fazer um tutorial com a regulagem da alavanca de marchas. Obs: Bucha da balança para durar tem que ser da AXIOS, sem excessão. Abs...


07 Jul 2012, 18:31
Perfil
Usuário Avançado
Usuário Avançado

Registrado em: 22 Nov 2011, 11:04
Mensagens: 9
Cidade: brasilia
Bairro: brasilia
Estado (UF): df
País: brazil
Modelo: Kadett Sport 2.0 EFI Gasolina
Ano/Modelo: 95/95
Mensagem Re: How-To - Trocando o retentor do trambulador
To impressionado com a presteza na resposta.
Achei que por ser um topico de 2010, iria demorar umas 2 semanas pra ser respondido.
Valeu pela resposta, ficarei aguardando o tutorial sobre regular o trambulador.
Abraços.

E vamo ver o anderson dar uma surra no sonnen.


07 Jul 2012, 19:29
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Forum style by Vjacheslav Trushkin for Free Forum/DivisionCore.
Traduzido por: Suporte phpBB